quinta-feira, 5 de novembro de 2009


"O ser humano dualmente se atrai e teme o desconhecido, aquilo que de alguma forma lhe parece novo. Em outras palavras, algumas fronteiras de conhecimento e a imprevisibilidade daquilo que se manifesta diante de seus sentidos, mesmo que estes não captem toda a plenitude de uma manifestação cósmica maior e todas suas interações e origem, lhe causa medo e excitação simultaneamente, mesmo que em níveis distintos.
Religião, neurociência, genética, cosmologia, mecânica quântica, física nuclear e de partículas elementares e a filosofia como um todo são alguns dos canais de interação entre corpo, mente, inteligência, tempo, espaço e, de forma mais sutil, a alma, nossa verdadeira existência e identidade. Todavia, é interessante notar como estes caminhos geralmente não se comunicam entre si para atingir um objetivo de fato verdadeiro e atemporal, uma energia/conhecimento sublime que conclui, satisfaz e transcende todas as limitações e receios e que pouco a pouco nos capacita a saborear o grande néctar pelo qual sempre ansiamos, mesmo que inconscientemente. O que nos separa disto é nossa atual ignorância e o que pode nos levar a tal é a pureza, o desejo, a inteligência, a ação persistente e o despertar da atratividade natural adormecida que temos, em última análise, pela nossa verdadeira origem, a fonte de tudo que é concebível e inconcebível, Krsna.
Ao longo do tempo a ciência tem se mostrado como algo que se baseia naquilo que pode ser experimentado e reproduzido de forma sistemática em qualidade e quantidade a partir de teorias e observações da natureza, ou seja, de algo que já existe e não é percebido. Essa sistemática acarreta a existência de limites muito específicos e imediatos que devem ser superados com o emprego da razão. Entretanto, a razão humana apresenta muitas dificuldades e imperfeições nesses objetivos. O medo mencionado no início é um dos fatores limitantes, bem como a ignorância e o ego. Da escala subnuclear até a astronômica existem muitas idéias, resultados de interações, energias e níveis de ação e consciência. Da mesma forma que estão presentes na ciência, a vontade, o objetivo, o método e o caminho também estão presentes na busca espiritual. Assim, é possível que usemos nossa dinâmica natural para buscar compreender, purificar e avançar os limites e diferenças entre razão, sentimento, corpo, conhecimento e espírito.
Os caminhos acima mencionados podem sim se complementar e construir uma sólida ponte a ser percorrida com um passo de cada vez, pois religião sem filosofia e ciência constitui tendência ao fanatismo limitante e filosofia e ciência sem religião e busca das relações espirituais inerentes são mera especulação mental. Poucas pessoas na sociedade e no meio científico reconhecem ou se propõem a reconhecer que os virtuosismos da chamada razão pura são limitados na ação do tempo e do espaço. A história está repleta de provas que uma ação humana específica perde seu efeito no tempo.
Se cada um de nós pode fazer escolhas, então façamos as boas escolhas agora mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário